Hoje trago mais um tema. Quero com o tema Livro da Semana dar-te a conhecer os livros que vou lendo, quem sabe ajudar-te a escolheres alguns que te ajudem no teu percurso como indivíduo.
O livro da semana: Marketing Pessoal, és um produto de sucesso?
Lançado em 2010, este livro já não é novo, mas é extremamente actual, considerando o contexto em que nos encontramos. Actualmente, uma candidatura a um emprego significa concorrer com centenas, senão milhares de pessoas para a mesma posição, com perfis totalmente diferentes e experiências que envergonham até os contratantes.
“A nossa incapacidade de mostrar o nosso valor trava muitas vezes o progresso.”
A forma como vendemos quem somos, a nossa experiência profissional e de vida é hoje grande parte do que nos empurra para a frente e, muito embora, para muitos o conceito de "nos vendermos" seja desagradável, devemos perceber que a partir do momento do primeiro contacto somos avaliados pelo que dizemos, fazemos, pelo nosso aspecto ou comportamento.
“O Marketing Pessoal é uma estratégia individual para atrair, desenvolver, fidelizar contactos e relacionamentos que nos projectam do ponto de vista pessoal e profissional. Esta estratégia, pode ser consistente e duradoura, assenta nas nossas reais características, habilidades e competências mais relevantes na perspectiva da aprovação e do reconhecimento pelos outros.”
Então mas de que fala este livro?
"O marketing é uma ferramenta poderosa. Saber utilizá-la adequadamente constitui uma vantagem competitiva importante. Mas como ferramenta que é, serve um propósito, um objectivo. E esse objectivo é definido por si." (Excerto da participação de António Reffóios)
Este livro é de leitura acessível e permite a qualquer pessoa curiosa sobre o tema iniciar o caminho para um marketing pessoal de sucesso.
O livro propõe ao leitor o desenvolvimento do plano de marketing EU, desde a análise situacional, onde estamos e como avaliamos o meio ambiente à nossa volta, incluindo os aspectos que afectam indirectamente a nossa vida e projectos; a definição da Visão, Missão e Valores; fase da vida até à análise SWOT (Pontos Fortes e Fracos, Oportunidades e Ameaças).
No momento em que toda a análise está construída, chega o momento em que te propõe o desenvolvimento de acções essenciais para a construção de um EU bem sucedido, nomeadamente investimentos nas capacidades pessoais (por exemplo as de oratória), gestão da rede de contactos, currículo diferenciado e, muito importante, a criatividade.
“Basta de estar alinhados com os projectos e vontades dos outros. Chegou a altura de dizermos não e passarmos a liderar o nosso percurso.”
Informação Adicional:
Autores: António Medeiros, Gonçalo Bandeira, José Santos, Luís Bicho, Nuno Nunes e Nuno Soares
Com contributos: Fernando Nobre, Rui Nabeiro, Nelson Évora, Beatriz Lemos, Rui Unas, Paula Baptista, Edson Athayde, Mário Barbosa, Cláudia Almeida e Silva, António Saraiva Reffóios e Luísa Nemésio.
Editora: Texto Editores
Índice:
- Introdução
- O que é o marketing Pessoal?
- Que produto és?
- Diferencia-te
- As regras do jogo e como vencê-lo
- A arte do networking
- Desenvolve a tua criatividade
- Pensa como marketter – gere a tua marca
- Marketing pessoal de saltos altos
- A tua responsabilidade social
- És um produto de sucesso?
- Vende a tua marca na rede
- Considerações finais
Boas leituras.
Até já,
M@rta
Excertos do livro mencionados entre aspas.
Sem comentários:
Enviar um comentário