sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Regresso às Aulas I



Olá,
Agora de regresso das férias, tu e eu, e preparados para mais uma aventura escolar.E como sinto que estou em dívida... afinal já lá vão os dias :) venho dar-te muito material para te preparares para o regresso às aulas...


O regresso às aulas dos filhos e o nosso também, quando adicionando ao emprego nos dedicamos por necessidade, interesse ou paixão ao estudo, implica uma organização enorme de materiais, horários e tarefas que nem sempre é fácil de concretizar.
Mas calma... estamos todos aqui para que funcione... :)

Se o regresso às aulas das crianças é o teu tema de preocupação, então sabemos que por esta altura já terás os livros escolares comprados ou, pelo menos, encomendados. As aulas estão a começar em breve e logo começa o stress normal das idas, vindas, actividades extra-curriculares e tudo o que ao período escolar está associado... 

O ideal será teres bem registado:
1. horários
2. tarefas (das crianças e tuas)
3. actividades extra-curriculares
4. materiais para o dia seguinte
5.... 

Assim, comecemos pelo princípio. 



1. O HORÁRIO ESCOLAR

O mais importante no horário escolar é saberes sempre onde estão as crianças e conseguires coordenar horários e materiais.
Se o teu filho já tem mais de 7/8 anos, está na hora de ser ele mesmo a organizar a mochila para o dia seguinte, primeiro com a tua ajuda e, com o tempo, sozinho. 
Assim sendo, nada melhor que um horário em tamanho grande, visível e afixado em local de destaque para que ele/ela saibam sempre para onde olhar para prepararem o dia seguinte. O ideal será terem o horário afixado junto da área onde tens os livros, cadernos e restantes materiais para ser mais fácil. 
Outra coisa que dá muito jeito é colocar 1 cor diferente em cada disciplina. Desta forma, ao final de 1 mês ele/ela já saberão apenas pelas cores quais as disciplinas que irão ter no dia seguinte. Define com ele/ela as cores a colocar... e não vale rosa clarinho, rosa mais escuro, rosa muito escuro :)
Se quiseres ser ainda mais exigente, coloca as etiquetas nos livros e materiais específicos de cada disciplina da cor das disciplinas marcadas no horário. 

Deixo aqui um exemplo de horário que pode funcionar muito bem e na segunda página um exemplo prático de 1 aluno do ensino básico.


Regresso às Aulas 1.1 - Horário Escolar


Mas por vezes isso não chega. O meu sobrinho é um autêntico cabeça no ar e, mesmo olhando para o horário, esquece-se dos materiais de algumas aulas. 
Daí puderes sempre considerar adicionar a esse horário os materiais necessários para cada disciplina.
Vê abaixo o exemplo que te deixo. Contudo, podes adicionar esta informação numa folha à parte.

Regresso às Aulas 1.2 - Horário Escolar com Materiais



2. AS TAREFAS DO DIA-A-DIA

Já chegaste ao fim do dia a sentir-te tão cansada que nem queres imaginar que o dia seguinte vai ser igual? E tudo porque não partilhas as tarefas de casa com a tua família, principalmente com as crianças? 
Mas a verdade é que as crianças adoram participar nas actividades de casa e podes inclusivamente fazer disso brincadeiras para partilhar com todos.

Deixo-te apenas um exemplo de uma tabela de tarefas que podes actualizar de acordo com as tuas necessidades. 

Regresso às Aulas 1.3 - Lista de Tarefas em Família

Irei desenvolvendo tabelas diferentes de tarefas já que estas são de tal forma flexíveis que permitem ser organizadas à medida das nossas necessidades e gostos pessoais.


Entretanto, e porque não chegam apenas as listas, quero partilhar contigo a última publicação da IKEA sobre o regresso às aulas. Fã como sou desta marca Sueca, não consigo ficar indiferente quando eles entram pelo tema das aulas adentro (sou absolutamente louca por materiais de escritório... vá-se lá entender malucos)... 
Cá está... espero que gostes:

IKEA - Regresso bem estudado


Até já.

M@rta





3 comentários:

  1. Tenho acompanhado o teu blog ... e quero deixar aqui os meus parabéns!!! Desejo que este blog seja um sucesso, e que possas ajudar muitas pessoas pois sei o quanto és organizada. Sobre o regresso as aulas concordo contigo a 100%... beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida :)
      Ainda bem que gostas e espero que te consiga ajudar também a ti... conto contigo para propostas e ideias...
      Beijinhos grandes**

      Eliminar
  2. Tenho acompanhado o teu blog ... e quero deixar aqui os meus parabéns!!! Desejo que este blog seja um sucesso, e que possas ajudar muitas pessoas pois sei o quanto és organizada. Sobre o regresso as aulas concordo contigo a 100%... beijinho

    ResponderEliminar