sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Mudar o Mundo, aos olhos de Nelson Mandela

Há pessoas que vivem a sua vida com o objectivo de mudar o mundo. Não são em nada diferentes de ti ou de mim, apenas têm a vontade e fazem o esforço. Nelson Mandela foi uma dessas pessoas... e o que nos deixa, ajuda-nos a perceber o caminho que temos pela frente.


Nelson Mandela, advogado dos direitos humanos, foi um forte activista na luta contra a opressão na África do Sul liderada pelo regime de segregação racial do Apartheid. Passou por isso 27 anos preso, tendo sido libertado em 1990 para se tornar Presidente do país pelo qual lutou, tornando a África do Sul num país livre e unido. Entre todos os reconhecimentos pelo que fez ao longo da sua vida, encontra-se o Prémio Nobel da Paz recebido em 1993.

"No meu país, primeiro somos presos e depois tornamo-nos Presidente".

Para além da sua vida e do resultado da sua luta, deixou mensagens de força, coragem e luta por um mundo melhor. 

Contudo, muitas das suas mensagens aplicam-se também a nós, à mudança que precisamos de fazer em nós próprios para mudarmos o nosso caminho e, ao mesmo tempo, mudarmos o mundo. 

Deixo-te aqui alguns exemplos para pensares: 


Não te reduzas a ti ou às tuas ambições


É tentador fazer o mínimo. Contentares-te com o que tens. Seria de certeza mais fácil, pelo menos a curto prazo. Ao longo da tua vida, iriam surgir pensamentos irritantes "isto é que é viver?", "não poderia ter feito/sido algo mais?". Conheço muitas pessoas que infelizmente tomaram este caminho. Reconhecem-se pela frustração de uma vida não vivida, pelas críticas a quem tem mais e é mais feliz, pela forma como rebaixam tudo à sua volta, sinónimo de que não estão satisfeitos.  

Ires atrás do que realmente queres exige muito tempo, esforço e dor ao longo do caminho. É uma viagem mais longa e dura, mas é lá que encontras os teus sucessos, os teus momentos de prazer, as pessoas que realmente queres ao teu redor. É nesta viagem que consegues crescer e viver por inteiro. 
O meu conselho para ti: quando encontrares este caminho, não olhes para trás, não te preocupes com as pedras no caminho... segue em frente e aproveita cada centímetro.

Segue em direcção ao teu medo

Geralmente o que mais queres na vida, é também aquilo de que mais tens medo de perseguir. O medo de falhar é tão grande que acabas por te contentar com aquilo que já tens. Lembra-te:
  • O medo é frequentemente baseado em interpretações inúteis: habitualmente vivemos a nossa vida a avaliar tudo o que correu mal e criamos na nossa cabeça padrões inexistentes. Outras vezes, as pessoas à nossa volta atribuem-nos os seus medos, utilizando expressões que nós interiorizamos: "nunca vais conseguir", "é demasiado difícil",...
  • Elimina a ilusão da segurança. Somos injectados com a importância da segurança desde que nascemos e passamos a vida inteira à procura dela. Mas hoje, a segurança não existe: o emprego para a vida não existe, o casal para a vida não existe, a reforma não existe. E depois, a segurança é chata, é aborrecida, não tem nada de excitante ou interessante. 


Sê paciente e persiste

Tenho uma amiga que tem como lema (obrigada Susana Venda):
"insiste, persiste, mas não desiste" 

Uma das características das pessoas bem sucedidas é precisamente a persistência e a paciência. Infelizmente a maioria de nós é demasiado optimista, portanto, quando as coisas correm mal, desistem sem voltar e voltar e voltar a tentar. E a publicidade, os media e a sociedade em geral reforça o conceito de que o sucesso vem rápido e que quem falha é um desgraçado. 
Sinceramente, acreditam que o Steve Jobs não fez centenas de protótipos antes de lançar o primeiro iphone, ou o segundo, ou o terceiro,... A verdade é que a vantagem de falhar só melhora o produto final!


Investe na tua educação

Com a educação vem o poder, portanto lê muito, livros, blogs, sites, tudo o que conseguires sobre os temas que te interessam. 
Aproveita e tenta ajudar pelo menos uma pessoa no processo. Com o conhecimento, vem também a coragem para arriscar.


Se é para agir, faz AGORA
As circunstâncias nunca vão ser as ideais. Se estiveres à espera do dia certo para agires, arriscas-te a esperar toda a vida.
Não esperes por um dia no futuro, pois esse dia pode nunca chegar. O momento certo é JÁ!
Se o que queres é realmente o que queres, não deixes o medo travar-te. Luta contra todas as contradições internas e vá, "pede-a em casamento", "abre a empresa", "apanha o avião"... 


Não pares no primeiro vislumbre de sucesso

Geralmente quando começamos a ver os resultados do nosso trabalho, sentamo-nos a observar tudo o que conquistámos. Olha para o que conquistaste, fica orgulhoso do esforço do teu trabalho, mas não pares muito tempo ou podes perder a onda e depois tens de recomeçar de novo.
Antes, aproveita o sucesso que já obtiveste e partilha-o com os outros, deixa-os sentir que o sucesso não te trouxe menos humanidade, mas mais humildade e responsabilidade social.


Mentaliza-te que todos somos humanos

Olhar para as pessoas bem sucedidas como deuses, é colocá-los num patamar de não-humanos. Por um lado, faz-te sentir que nunca conseguirás atingir o sucesso dessa pessoa, o que não é verdade. Por outro, colocas essa pessoa num lugar onde não admites que cometa erros. Todos nós cometemos erros, todos nós temos fraquezas e é isso que nos deverá fascinar. 

E a minha mensagem favorita:




Até já,

M@rta




Sem comentários:

Enviar um comentário