sábado, 2 de janeiro de 2016

Bem-vindo 2016!

E agora que terminou a festa e já estamos em 2016, está na hora de criar a nossa vida e fazer dela tudo o que desejamos que ela seja.


Deixo-te algumas ideias para alterares o teu dia-a-dia de forma a ser tudo o que desejas:


Diariamente:


  • Acorda mais cedo. Bastam 10 minutos. Inicia o teu dia com um momento de calma contigo mesmo. Medita, olha para o céu, olha para os teus objectivos de vida... não interessa. Apesar da vontade de desligares o despertador e continuares a dormir, tenta lutar contra isso (até porque segundo os especialistas faz mal à saúde).

  • Olha para o plano do teu dia. No telemóvel, na agenda, num caderno, mantém o plano do dia seguinte. Todas as manhãs antes de iniciares o teu dia, olha para o plano daquilo que tens para fazer, de forma a manteres o foco. Descarrega aqui um exemplo que te pode dar jeito.

  • Programa o teu cérebro. Aproveita o momento em que estás a ver o plano do teu dia para programares o teu cérebro para o dia que vais ter ("a reunião com o meu chefe vai correr bem e eu vou ter capacidade de argumentação", "o jantar em casa dos sogros vai ser divertido e calmo", "vou conseguir adiantar o projecto e recuperar o atraso que tenho", "vou conseguir dizer 'Não' a quem me pedir ajuda hoje para conseguir cumprir com a agenda complicada que tenho) - acreditares que as tuas tarefas serão feitas de forma pacífica ajuda-te a teres excelentes resultados.

  • Toma duche e prepara-te para o teu dia. Arranja-te como se fosses conquistar o mundo. Arranja o cabelo, faz a barba, maquilha-te. Mesmo que trabalhes a partir de casa, não te deixes ficar em pijama. Quando te arranjas para o dia, mais motivado(a) te sentes para realizar o teu plano diário.

  • Refeições saudáveis. Procura tomar o pequeno-almoço em casa. É mais saudável e com certeza mais económico. E tenta comer de forma saudável ao longo do dia. Um truque fantástico para momentos de fome é andares com frutos secos para onde fores.

  • O trabalho. Os países nórdicos são conhecidos e invejados por terem menos horas de trabalho que nós, que trabalhamos muitas vezes para além do nosso horário. Adicionalmente, saem sempre a horas. Aquilo que talvez não saibas é o segredo por trás da eficiência desses países: 
    • Focam-se nas tarefas
    • Fazem intervalos de relax fixos e fixados no relógio
    • Dizem Não sempre que o pedido de colegas implica que tenham de adiar tarefas inadiáveis
    • Trabalham com base no conceito Urgência vs Importância 
    • Sabem que cada minuto mais a trabalhar é um minuto a menos longe da família e isso não é aceitável

  • Os e-mails. Define uma hora específica do teu dia para te dedicares aos e-mails. Se preferires define uma hora de manhã e outra da parte da tarde. Procura que esse momento seja em alturas em que o teu relógio biológico esteja menos activo e deixa para os períodos mais activos tarefas realmente importantes que exigem toda a tua atenção.

  • Responsabilidades domésticas. Não há hipótese. Se não tens uma empregada, tens tarefas obrigatórias para manteres a casa limpa e arrumada. Agenda todos os dias tarefas para a limpeza e arrumação da casa. Desta forma a gestão da casa torna-se mais fácil e não irás sentir que passas o fim-de-semana a trabalhar para a casa.

  • Tempo livre. Também deves ter tempo para relaxar, por isso agenda tempo para fazeres coisas que te dão prazer (ver TV, ler, ir ao cinema, praticar desporto, passear, sair com os amigos, etc.). Se agendares esse tempo, por exemplo, ver 1 episódio da tua série favorita, limitas o período e não te dispersas. Não te esqueças de manter o controlo desse tempo.

  • As 8 horas saudáveis de sono. Eu sei que vou ser apenas mais uma "chata" a falar do mesmo assunto e, acredita, também não sou a melhor cumpridora. Mas vou propor-te um exercício: durante 2 semanas, cumpre o horário de sono normal, deitando-te cedo e levantando-te cedo (sempre que possível), garantindo pelo menos as 8 horas de sono e tenta avaliar o que muda ao final das 2 semanas - a atenção, a energia, a paciência, a disposição. 


Semanalmente:


  • Exercita-te. Sim, eu sei... gosto tanto de ginasticar quanto tu. Mas o quanto é saudável compensa tudo o resto. Portanto se odeias ginásios, dá 1 passeio todos os dias pelo menos 3 vezes por semana.

  • Revê o teu calendário. Isto ajuda-te a organizares as tarefas do dia-a-dia e confirmar caso tenhas tarefas relacionadas com marcações na agenda. Vou dar-te um exemplo, já me aconteceu fazer compras de vegetais e fruta a pensar em todos os sumos que bebemos pela manhã em casa e só depois perceber que ia passar grande parte da semana fora de casa.

  • Planeia o teu menu da semana. Organiza as refeições da semana. Isto ajuda-te a organizares as compras e as refeições fora de casa, poupando tempo.

  • Organiza a tua lista de tarefas. Todas as semanas organiza a lista de tarefas para todos os dias da semana seguinte e procura "buracos" na agenda onde possas colocar tarefas de longo termo. Não esqueças também de colocar tarefas para atingires os teus objectivos pessoais (descobre mais na minha publicação anterior).

  • Recados/tarefas pessoais. Faz uma lista de recados/ tarefas pessoais que tens de fazer e tenta fazê-los todos no mesmo dia. Deixo-te alguns exemplos: pagar as contas, dar os valores de consumo mensal da electricidade, água, gás, comprar determinado item, etc.

  • Responsabilidades Domésticas. Organiza as tuas tarefas domésticas, de forma a tornar a coisa o mais simples, prático e menos cansativo possível. Ah, e envolve toda a família.

  • Mantém o contacto com os amigos e família. Por vezes chegamos ao final do dia a pensar que queríamos ligar àquele amigo e nos esquecemos, que já não falamos com os pais há 2 dias ou que temos uma mensagem de alguém importante à espera de resposta. Liga, envia e-mail, manda um whatsapp, não interessa, mas mantém a ligação. Às vezes 5 minutos de conversa com alguém de quem gostamos é tudo o que precisamos para descarregar o cansaço de um dia que nos deixou de rastos.
  • Aquela noite especial. Marca 1 noite por semana com o/a teu/tua companheiro/a para terem tempo para vocês. Se não tens companheiro, marca tempo contigo mesmo/a, vai a um SPA, faz um jantar especial, sai com aquela pessoa com quem te sentes mais à vontade.


Mensalmente:

  • O calendário mensal. Ao iniciar um novo mês, preenche 1 calendário mensal com todos os planos que tens, incluindo as tuas actividades regulares. Mantém esse calendário actualizado ao longo do mês para não marcares coisas umas por cima das outras, nem te esqueceres das tuas responsabilidades. Aproveita e coloca também as idas ao médico ou exames que precises de fazer para os marcares com antecedência.

  • Responsabilidades Domésticas. Organiza um plano mensal de limpezas. Em breve deixo-te algumas ideias sobre o tema.

  • Tempo com os amigos. Pelo menos uma vez por mês, organiza um dia com os amigos. Por vezes é complicado coordenar os horários de todos, portanto, procura ser creativo/a e sai fora da caixa: planeia um fim-de-semana num acampamento, uma ida ao SPA no mesmo dia, um jantar em família em casa, uma cerveja mesmo antes do jantar,...

  • Lista de tarefas de longo prazo. Tenta terminar pelo menos 1 das tarefas da tua lista de tarefas de longo prazo. Muitas vezes terminamos o ano e verificamos que há coisas que gostávamos de ter feito, mas que nunca encontrámos tempo para o fazer. Mantém a lista de tarefas de longo prazo actualizada e compromete-te a colocar pelo menos uma tarefa num buraco da tua agenda todos os meses.

  • O que mais gosto de fazer. Acontece-nos frequentemente deixarmos de fazer algo que realmente amamos por causa das crianças, do trabalho, do dinheiro. Pelo menos 1 vez por mês, reserva tempo para fazer algo que te apaixona.

Anualmente ou 2 vezes por ano:

  • O calendário anual. Prepara um calendário anual, com datas onde já tens coisas planeadas, aniversários, férias, etc. Aproveita e marca já aquelas coisas que queres garantir que não esqueces (visitas regulares ao médico, natal, festas específicas, etc.)

  • Planeia o teu orçamento. Se tens a experiência de trabalhar numa empresa, saberás que as empresas fazem um orçamento para o ano seguinte, o que lhes permite controlar de forma mais equilibrada o orçamento mensal e fazer as adaptações necessárias. Se fazes o acompanhamento orçamental mensal, planear o ano seguinte será fácil. Caso ainda não o faças, procura fazer uma lista de tudo o que te lembres que gastas mensalmente (compras para a casa, custos fixos, cabeleireiro, gasolina, etc.) bem como custos pontuais como férias, aniversários, etc.
  • Os fins-de-semana especiais. Marca pelo menos 1 fim-de-semana fora do período de férias para passares apenas com a tua cara-metade. Caso não tenhas dinheiro para aventuras, aqui ficam algumas ideias poupadinhas:
    • e se ficares por casa e deixares as crianças com os avós?
    • e se combinares com amigos e trocarem de casa um fim-de-semana?
    • e se forem acampar?

  • Lê um livro. Decide ler pelo menos 1 livro por ano. Vou ser sincera, sou fanática por livros, portanto 1 livro por mês para mim é o mínimo. Neste blog encontras algumas publicações em que te faço resumos de excelentes livros. Quem sabe não tires daí ideias de livros a ler este ano.

  • Faz 1 curso ou workshop. Aprender não ocupa lugar, já alguém muito sábio disse há muito tempo. Aproveita este ano que está a começar para fazeres pelo menos 1 curso ou workshop. Aprendes e ainda tens a oportunidade de conheceres pessoas fantásticas. Se não gostas tanto da parte social ou tens pouco tempo, procura por cursos online e, para esses, não há desculpas - há imensos cursos gratuitos ou "mais baratos" online. Aqui ficam alguns sites fantásticos:

E cá está!
Pronto/a para começar 2016?

Até já.

M@rta