terça-feira, 22 de setembro de 2015

Regresso às Aulas III - Planear os testes

Planear os testes não é tarefa fácil... entre as matérias das várias disciplinas e as datas sempre tão próximas, torna-se complicado organizar o plano pessoal do dia-a-dia.


Antes de mais, um conselho que já sei que não vais ouvir... quanto mais te dedicares no dia-a-dia, menos esforço terás de fazer para os testes, portanto o conselho é mesmo que estudo um bocadinho todos os dias, nem que seja fazendo a revisão da matéria do próprio dia.

Em todo o caso, a 15 dias do teste deverás fazer um trabalho mais aprofundado, principalmente quando estás com dificuldades em algumas matérias.

Dou-te aqui 1 plano que gosto muito e que te permite com base na matéria de cada disciplina/cadeira organizares o teu tempo para o teste. Ele anda 15 dias para trás mas tu podes fazer mais ou menos tempo do que isso. A questão é que deverás ver o que precisas de estudar e disponibilizares tempo para estudares a matéria.

Se estás muito em cima do teste e tens muito para estudar, o meu conselho é que te concentres na matéria que mais vale para o teste e sigas a partir daí.
Se tiveres tempo foca-te no que sabes menos e parte para o que sabes mais.

Uma técnica fantástica é fazeres resumos da matéria dada. Não uses mais de 1 página por matéria... em breve vou explicar como estudar utilizando um mindmap: 


Fonte: https://bchq33.wordpress.com/2014/08/28/a-human-being-is-a-part-of-the-whole/albert-einstein-mindmap/



Mas vamos falar da ferramenta que hoje te apresento. É uma ferramenta que podes usar quer em excel (adaptando) ou em pdf (imprimindo e escrevendo à mão). 
Há alguns truques: 
  • onde vês conhecimento deverás avaliar o teu conhecimento sobre cada 1 das matérias - eu optei por colocar valores entre 0% e 100% com alguns comentários, mas tu poderás alterar
  • onde vês conhecimento na coluna antes do "teste" deverás colocar o teu grau de conhecimento depois do estudo. Desta forma consegues avaliar a tua melhoria e perceber onde falhaste em caso de haver ainda conhecimentos que não desenvolveste como querias
  • ao longo dos dias deverás colocar o que irás fazer para melhorar o teu conhecimento - para mim os resumos são fantásticos, mas tu poderás ter outra forma de aprenderes que funcione melhor contigo
  • os testes online são uma excelente ferramenta para estudares. Consegues avaliar assim os teus conhecimentos sobre cada matéria

Lembra-te que os apontamentos do/a professor/a são fantásticos como base de partida pois em principio os temas em que ele/a se foca serão os mais explorados no teste.

E, finalmente, aqui tens os materiais para começares já a preparar os testes:


E pronto.... só me resta desejar-te boa sorte!

Até já.

M@rta






Sem comentários:

Enviar um comentário