sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Livro da Semana: Marketing Pessoal, és um produto de sucesso?

Hoje trago mais um tema. Quero com o tema Livro da Semana dar-te a conhecer os livros que vou lendo, quem sabe ajudar-te a escolheres alguns que te ajudem no teu percurso como indivíduo.


O livro da semana: Marketing Pessoal, és um produto de sucesso?




Lançado em 2010, este livro já não é novo, mas é extremamente actual, considerando o contexto em que nos encontramos. Actualmente, uma candidatura a um emprego significa concorrer com centenas, senão milhares de pessoas para a mesma posição, com perfis totalmente diferentes e experiências que envergonham até os contratantes. 


“A nossa incapacidade de mostrar o nosso valor trava muitas vezes o progresso.”

A forma como vendemos quem somos, a nossa experiência profissional e de vida é hoje grande parte do que nos empurra para a frente e, muito embora, para muitos o conceito de "nos vendermos" seja desagradável, devemos perceber que a partir do momento do primeiro contacto somos avaliados pelo que dizemos, fazemos, pelo nosso aspecto ou comportamento. 


“O Marketing Pessoal é uma estratégia individual para atrair, desenvolver, fidelizar contactos e relacionamentos que nos projectam do ponto de vista pessoal e profissional. Esta estratégia, pode ser consistente e duradoura, assenta nas nossas reais características, habilidades e competências mais relevantes na perspectiva da aprovação e do reconhecimento pelos outros.”


Então mas de que fala este livro?


"O marketing é uma ferramenta poderosa. Saber utilizá-la adequadamente constitui uma vantagem competitiva importante. Mas como ferramenta que é, serve um propósito, um objectivo. E esse objectivo é definido por si." (Excerto da participação de António Reffóios)

Este livro é de leitura acessível e permite a qualquer pessoa curiosa sobre o tema iniciar o caminho para um marketing pessoal de sucesso.

O livro propõe ao leitor o desenvolvimento do plano de marketing EU, desde a análise situacional, onde estamos e como avaliamos o meio ambiente à nossa volta, incluindo os aspectos que afectam indirectamente a nossa vida e projectos; a definição da Visão, Missão e Valores; fase da vida até à análise SWOT (Pontos Fortes e Fracos, Oportunidades e Ameaças). 


No momento em que toda a análise está construída, chega o momento em que te propõe o desenvolvimento de acções essenciais para a construção de um EU bem sucedido, nomeadamente investimentos nas capacidades pessoais (por exemplo as de oratória), gestão da rede de contactos, currículo diferenciado e, muito importante, a criatividade.


“Basta de estar alinhados com os projectos e vontades dos outros. Chegou a altura de dizermos não e passarmos a liderar o nosso percurso.”


Informação Adicional:


Autores: António Medeiros, Gonçalo Bandeira, José Santos, Luís Bicho, Nuno Nunes e Nuno Soares
Com contributos: Fernando Nobre, Rui Nabeiro, Nelson Évora, Beatriz Lemos, Rui Unas, Paula Baptista, Edson Athayde, Mário Barbosa, Cláudia Almeida e Silva, António Saraiva Reffóios e Luísa Nemésio.

Editora: Texto Editores

Índice:
  • Introdução
  • O que é o marketing Pessoal?
  • Que produto és?
  • Diferencia-te
  • As regras do jogo e como vencê-lo
  • A arte do networking
  • Desenvolve a tua criatividade
  • Pensa como marketter – gere a tua marca
  • Marketing pessoal de saltos altos
  • A tua responsabilidade social
  • És um produto de sucesso?
  • Vende a tua marca na rede
  • Considerações finais




Boas leituras.
Até já,

M@rta



Excertos do livro mencionados entre aspas.