segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Organização Financeira - O Orçamento Familiar I

Depois de na passada sexta-feira ter proposto a leitura de um livro sobre a Poupança Pessoal, venho trazer-te uma ferramenta útil para a tua gestão mensal das finanças.


Utilizando o conceito de Pedro Queiroga Carrilho, trago-te uma ferramenta em formato excel (ou se preferires impresso) que te permite gerires as tuas finanças todos os meses. Este ficheiro separa as entradas e as saídas, de forma a poderes contabilizar o que poupas todos os meses.

Tens ainda a vantagem de que o Governo te está a dar uma ajuda, já que te compensa por pedires facturas com contribuinte que depois tens de guardar, o que significa que todos os meses (ou todas as semanas se preferires), podes agarrar nas facturas e actualizar o ficheiro de acordo com as tuas despesas.


Caso preferiras tens também imensas app que te ajudam a controlares ao minutos esses custos. Esta semana farei um apanhado de algumas... 

A grande vantagem de 1 ficheiro como o que te deixo é a facilidade de visualizares rapidamente onde gastas dinheiro desnecessariamente e que custos pesam mais na tua carteira. Dá-te também uma análise ao longo dos meses dos teus compromissos e permite-te avaliar quais os meses mais pesados, onde tens de gastar mais dinheiro.

E cá estão os ficheiros:

Espero que te ajude mensalmente. Brevemente trarei novas ferramentas de despesas para te ajudar.

Até já.

M@rta









Sem comentários:

Enviar um comentário