segunda-feira, 4 de julho de 2016

Escrever os teus objectivos ajuda-te a realizá-los!

Olá. Há quanto tempo não vinha aqui partilhar contigo formas extraordinárias de cresceres enquanto pessoal e profissional.


Hoje, trago-te um tema que adoro: ESCREVER!

Mas mais importante, escrever objectivos.


Já escrevi alguns posts sobre objectivos e, acredita, irei escrever muitos mais. Para mim, a definição de objectivos é um dos mais importantes passos para atingires os teus sonhos. 
Mas não chega pensar nos objectivos, ou sequer dizê-los em voz alta. Objectivos que não estejam escritos são apenas sonhos e ninguém quer ficar apenas a sonhar, não é verdade?
Um famoso gestor escreveu que "se não és capaz de colocar os teus objectivos no papel, provavelmente não és capaz de fazer o que é necessário para os alcançares". 
Diversos estudos vêem provar que escrever objectivos aumenta significativamente (entre 42% e 80%, dependendo dos estudos) a probabilidade de os atingires.


Fonte: www.wrenroberts.com

Então estás à espera de quê para pôr os teus objectivos no papel?
 
Sim, no papel... com caneta, ou canetas.
Hoje em dia temos tendência de escrever cada vez menos no papel e cada vez mais no PC/ telemóvel/ tablet, ...
Contudo, existem diferenças no impacto para o cérebro quando se escreve à mão ou no computador. Quando escreves no papel, estás a estimular um conjunto de células na base do cérebro, conhecidos como Sistema de Activação Reticular - SAR (ou em inglês Reticular Activation System - RAS) é o filtro que ajuda o teu cérebro a processar a informação e a focar-se no que é realmente importante para ti. O SAR é uma espécie de activador de gatilhos do cérebro para os teus focos.
Deixa-me dar-te um exemplo. Imagina que o teu maior objectivo é comprares um carro. De repente, começas a ver o carro que queres em todo o lado. O mesmo acontece quando começas a pensar em engravidar, em menos de nada vês grávidas em cada esquina. Tudo isso são SAR's.
Adicionalmente, escrever com caneta e papel favorece a memorização, uma vez que o teu cérebro irá codificar o que escreves e armazená-lo na memória. Basicamente, o que te estou dizer é que, se estás a estudar, escreve à mão. :)


Boa! Já tens papel e caneta?
Então o que falta?

Como escrever os teus objectivos?
Se não leste os meus posts sobre a forma correcta de escreveres os teus objectivos, deixo-te aqui os links para que possas lê-los ou relê-los:


Não deixes de ler estes posts para que valha a pena escreveres os teus objectivos.


Como recordares os teus objectivos?

A melhor forma de recordares os teus objectivos é mantê-los sempre visíveis e por perto. Coloca os teus objectivos em locais estratégicos. Por exemplo, eu tenho os meus objectivos profissionais no meu escritório, de forma a poder olhar para eles sempre que me sinto naqueles dias "menos". Também me ajuda a focar-me sempre que tenho muitas tarefas em mãos.
Tenho também outras formas bastante originais:
  • tenho 1 mapa dos sonhos na parede do quarto, para onde olho assim que acordo
  • tenho os objectivos escritos no espelho da casa-de-banho
  • tenho pequenos "SAR's" comigo o tempo todo - um cartão da deusa da prosperidade na carteira que me recorda a importância de poupar sempre que abro a carteira, uma foto da minha próxima viagem junto à porta da rua, ...

Se não queres que as pessoas percebam os teus objectivos, utiliza símbolos. Por exemplo, imagina que o teu objectivo é criares a tua empresa, faz um desenho que represente a tua empresa. Se o que pretendes é conquistar aquela pessoa especial, escreve uma palavra que a descreva. 
Contudo, estas técnicas não substituem a escrita dos teus objectivos de forma concreta, como menciono nos posts anteriores. Apenas te ajudarão a lembrares-te deles de forma rápida e eficiente.


E se eu não souber quais são os meus objectivos?

Envia-me um e-mail e marca já a tua sessão gratuita. Vem descobrir como o coaching te pode ajudar a tornar os sonhos realidade.


Boa definição dos objectivos.
Até já,

M@rta





Sem comentários:

Enviar um comentário