segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

E se nunca tivesses tido um momento de felicidade?

E quando sentimos que nunca tivemos um momento de felicidade?


Depois da minha publicação Coragem vs Medo, recebi duas mensagens que me deixaram triste e pensativa... 
As mensagens diziam algo como "E quando sentimos que já vivemos a vida inteira que tínhamos para viver e percebemos que nunca tivemos um momento de felicidade?"

Fiquei perplexa com estas mensagens. Ambas diziam mais ou menos o mesmo... uma vida a viver como a sociedade manda, respondendo às obrigações familiares e, onde todas as potenciais experiências positivas foram desilusões. 

O que responder a isto?

Não faço ideia o que seja esse sentimento. Não imagino, nem quero fingir que consigo perceber... No que posso dizer apenas cabe a minha humilde experiência e do que fui aprendendo com os outros.

Mas deixo-te algumas dicas... frases para reflectires. Não esperes que te tragam soluções milagrosas... apenas tu tens a resposta!
  • A vida não é fácil. É geralmente forrada de fracassos e desilusões. Mas esses também passam... e entre eles, a vida vai dando pedaços de alegrias que nós teimamos em considerar insuficientes. 
    • TPC: Escreve todos os dias pequenos milagres e momentos de alegria... acredita, são mais do que imaginas.
  • O passado transformou-te na pessoa que és hoje, mas não tem que definir o resto da tua vida!
    • TPC: Define a pessoa que queres ser e deixa para trás tudo o que não queres mais. Deixa por escrito para relembrares sempre que precisas. 
  • É frequente encontrarmos pessoas que vivem uma vida que foi construída para elas pela família ou pela sociedade. Enquanto viveres a vida que os outros decidiram para ti, nunca saberás o que é viver realmente. Tu és o(a) único(a) dono(a) da tua vida...
    • TPC: Quem escreveu a história da tua vida? Se não foste tu, quais são as diferenças entre a vida que levas e a vida que gostarias de levar?
  • E, se alguém deixar de te amar por não seres mais a pessoa que eles querem que sejas, é porque na realidade, essa pessoa nunca te amou a ti, amou a pessoa que queria que fosses!
    • TPC: Existe alguém na tua vida que tu crês que deixará de ter a mesma ligação contigo se tu fizeres escolhas diferentes? 
  • Pára de assumir que apenas podes ser feliz se encontrares alguém que mude o teu rumo... esse foi talvez o erro que te levou ao momento em que estás!
    • TPC: apaixona-te por ti, pela pessoa que és realmente. Mostra ao mundo a pessoa maravilhosa escondida por trás da máscara... (é assustador, mas não será mais assustador continuar a usar a máscara?)
  • Tu és a única pessoa responsável pela tua vida! Pára de culpar os outros pela vida que tens! Pára de te colocares no papel de vítima e assume a responsabilidade por tudo o que te acontece... e, sabes o que é o maravilhoso nisso? No dia que assumires essa responsabilidade é quando percebes que só depende de ti a tua felicidade!
    • TPC: Sempre que identifiques um (ou mais) culpado por uma qualquer situação que te aconteceu, pensa para ti "eu sou responsável por esta situação. O que fiz eu que me tenha levado a esta situação? Como posso evitar que volte a acontecer".
  • Perdoa o teu passado, as pessoas que te fizeram mal e a ti mesmo(a)... não é pelos outros, é por ti! Só quando centrares todas as tuas energias em ti é que conseguirás conquistar o mundo!
    • TPC: escreve uma carta a todas as pessoas que te magoaram... diz-lhes tudo o que tens para lhes dizer e termina com um redondo "Hoje eu perdoo-te porque não mereces que perca nem mais 1 segundo da minha vida a pensar em ti". Queima as cartas e deixa o passado nas cinzas.
  • Às vezes é tão simples quanto acreditares que consegues!
    • TPC: imagina-te no momento em que atingiste todos os sucessos que mais ambicionavas e escreve à pessoa que és hoje... diz-lhe como o conseguiste e como estás feliz!
  • Não sejas egoísta. Alegra-te com a felicidade das pessoas à tua volta. Um dia poderão ajudar-te a atingires a tua felicidade.
    • TPC: faz voluntariado, ajuda outros, sejam crianças, idosos, sem-abrigo, animais,... não interessa. Ajudares outros vai mostrar-te que toda a gente tem problemas e vai mostrar-te que és importante na vida dos outros.

Sê o melhor TU que conseguires! Mais ninguém poderá ser igual a ti. És único!



Apenas tu podes mudar o rumo da tua vida!


Vê este vídeo... dele retirei alguns dos textos que coloquei acima... Mas, se sentires que foi escrito para ti, faz como eu e faz tuas as palavras que ouves!




Até já.
M@rta





Sem comentários:

Enviar um comentário