sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Livro da Semana: O Seu Primeiro Milhão

Regressada depois de uma formação bastante interessante, para falar de um livro de que gosto particularmente. "O Seu Primeiro Milhão" de Pedro Queiroga Carrilho é o meu livro favorito de finanças pessoais.


O Seu Primeiro Milhão ajuda-nos a compreender o nosso salário de outro ponto de vista: de custos, pois "mais importante do que o dinheiro que ganhamos é o dinheiro que conseguimos pôr de parte e investir". 

Este livro explica com exemplos práticos e realistas os custos que temos e o salário que os paga, mas mais importante, e o que mais me fascinou, explica que os empregos também têm custos afectos ao trabalho. Dou um exemplo prático: imagina que:
  • trabalhas a 15 km de casa, fazendo esse trajecto de carro todos os dias ida e volta - custos de combustível + manutenção do automóvel + seguros
  • pagas parque todos os dias (5 dias por semana)
  • todos os dias tomas o pequeno-almoço junto ao teu local de trabalho e adquires algo para almoçar
  • existem algumas regras básicas de etiqueta, que implicam teres de adquirir roupa para trabalhar - fatos, gravatas, vestidos, etc.

Todos estes custos são custos inerentes ao trabalho e, como tal, deverão ser descontados do seu salário base. É com a diferença entre o salário e a soma dos custos inerentes ao trabalho que poderás calcular o teu salário real.

O livro explica-te também o que é o teu cashflow mensal - ou seja, a relação entre entradas e saídas de dinheiro. 

Finalmente ajuda-te a perceber como melhor canalizares o teu dinheiro, de forma a obteres uma poupança a longo prazo significativa.


O melhor de tudo é que com o código do livro poderás aceder à área restrita do site do livro onde poderás encontrar um conjunto de ferramentas para te ajudarem.

Descobre mais aqui.

E por hoje é tudo.
Até já,

M@rta





Sem comentários:

Enviar um comentário