Quantas vezes nos esquecemos uma e outra e mais outra vez dos trabalhos que tínhamos do curso de espanhol, da formação de gestão de tempo ou do mestrado, ou os filhos se esquecem dos trabalhos da escola e lá vem o recadinho para casa...
A importância da organização dos TPC para as crianças
Quanto mais cedo as crianças aprenderem a organizar o seu tempo, mais bem preparadas ficarão para o seu futuro, seja ele qual for. E é responsabilidade dos pais assegurar que os preparamos da melhor forma para enfrentarem os desafios da sua vida. Nada é mais importante na preparação deles do que aprenderem a organizar-se e a estudar.
Embora esteja de acordo com todos os novos estudos que defendem a ausência dos TPC, a educação actual exige-os.
Contudo, vejo que as crianças passam muito mais tempo a estudar e a fazer trabalhos, investindo tempo desnecessário que poderia ser evitado se fossem ensinadas a organizar-se e a estudar.
Portanto, e antes de mais, é importante que:
Contudo, vejo que as crianças passam muito mais tempo a estudar e a fazer trabalhos, investindo tempo desnecessário que poderia ser evitado se fossem ensinadas a organizar-se e a estudar.
Portanto, e antes de mais, é importante que:
1. não assuma que os seus filhos sabem organizar-se!
2. não assuma que os seus filhos saibam estudar!
_________________________________________________
Deixo então as dicas que considero mais importantes na organização e elaboração dos trabalhos de casa:
1. QUALQUER OPORTUNIDADE É 1 OPORTUNIDADE PARA FAZER OS TRABALHOS DE CASA
E isto significa o quê mesmo?
Significa que somos formatados a fazer os trabalhos de casa numa secretária, em silêncio, onde temos todos os materiais. E num mundo perfeito isso acontece.
Contudo, sabemos bem que nem sempre é assim. O meu sobrinho de 12 anos começou recentemente a usar uma estratégia brutal: nos intervalos e depois das aulas enquanto espera que o vão buscar, junta-se com os colegas a fazer os trabalhos. De repente passa de se esquecer frequentemente do que tinha para fazer para ter sempre os trabalhos feitos.
Geralmente quando chegamos a casa, tarde e a más horas, cansados das aulas (ou da profissão + aulas) e do dia, a última coisa que nos apetece é agarrar-nos aos livros.
Utilizar momentos livres para fazer os TPC é a melhor forma de estarmos atentos ao trabalho, sem o peso do cansaço.
Para as crianças, uma outra altura poderá ser entre o final das aulas e o início das actividades extra-curriculares, num café junto ao local, onde os pais também estarão mais dedicados.
Quando eu estava a fazer a pós-graduação e o mestrado, utilizava muitas vezes o período do almoço para me dedicar aos trabalhos.
2. O TRANSPORTE DOS TPC (ou a mochila/ saco/ pasta/...)
Se o objectivo é fazer os trabalhos quando temos tempo, ou mesmo se os fazemos em casa, é importante que dentro da mala que utilizamos para a escola tenhamos sempre:
- os materiais principais de trabalho (estojo - com o material básico, calculadora, etc.)
- a folha de trabalhos de casa (vê ponto XXX)
- os livros ou cadernos referentes aos trabalhos de casa a fazer
- a agenda
Adicionalmente eu tinha sempre:
- um bloco de folhas brancas para notas, rabiscos e porque simplesmente adoro escrever
- uma folha A4 com o calendário mensal
- um carregador externo para o telemóvel/tablet - pois ambos são excelentes complementos de trabalho
3. A MESA DE TRABALHO
Seja a secretária ou a mesa do café, não te vou dar lições de morar sobre a sua arrumação, pois como leste sobre mim sabes que não sou a pessoa mais arrumada do mundo, embora seja extremamente organizada... e isso quer dizer que a minha secretária raramente está em versão capa de revista.
Creio que todos nós fomos ensinados a estudar ou trabalhar numa secretária com poucas coisas e muito arrumada, mas pessoalmente isso apenas me incomoda.
Contudo, vou sim deixar-te algumas dicas importantes:
- desliga o computador e põe o telemóvel em silêncio - se estás a trabalhar, acabas por demorar muito mais e o teu trabalho fica muito mais pobre se ao mesmo tempo estiveres a acompanhar as novidades do Facebook. Quanto mais depressa e bem estiver o trabalho feito, mais tempo te podes dedicar às redes sociais e jogos online
- coloca à tua frente apenas o que precisas para aquele trabalho
- ouve música se isso te ajuda a concentrares-te
4. O REGISTO DOS TRABALHOS DE CASA
Nada é mais importante na organização dos trabalhos de casa do que registar correctamente o que é pedido. Contudo, na maioria dos casos, os trabalhos são dados pelos professores na hora de sair da aula, e os pedidos perdem-se entre cadernos, folhas soltas e até livros.
Por outro lado, chegar a casa e abrir todos os cadernos para identificar quem mandou trabalhos e para quando é, no mínimo, chato.
Ter 1 folha que resuma essas responsabilidades é a melhor forma de nos orientarmos. Essa folha passa a ser a nossa cábula de responsabilidades e nela basta colocar a disciplina, o pedido e a data limite. Num instante deixamos de precisar abrir meia dúzia de cadernos, para ver apenas 1 folha.
Descobre mais sobre o Regresso às Aulas nos seguintes posts:
- o horário escolar e a gestão das tarefas diárias em Regresso às Aulas I
- o calendário escolar em Regresso às Aulas II
- planear os testes em Regresso às Aulas III
Até já.
M@rta
M@rta
Sem comentários:
Enviar um comentário