sábado, 8 de agosto de 2015

Desenvolvimento Pessoal I: Conhece-te a Ti Mesmo!

Olá mais uma vez...

Como a melhor forma de começarmos algo é a partir de nós mesmos, venho propôr-te que olhes para ti... planeia a tua vida a partir de dentro.
E como estamos a meio do ano, com tempo de sobra nas férias para pensar, deixo-te a primeira proposta: a primeira página de um plano de desenvolvimento pessoal só teu.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL 1.1
Este documento tem por objectivo ajudar-te a concentrares-te na tua situação actual e no que queres.
Inicialmente defines os teus pontos fortes e fracos (a melhorar), ou seja, quem és. Lembra-te que esta é a pessoa que vês ao espelho e não aquilo que os outros vêem...  seguidamente pensas na pessoa que queres ser, de acordo com o que viste que precisas de melhorar nos teus pontos fracos.

Seguidamente avalias onde estás e para onde queres ir. Esta parte ajuda-te a avaliares a tua situação actual, em termos pessoais e profissionais. Por vezes, damos por nós aos 25, aos 35, aos 45 e verificamos que "onde estamos" não tem nada a ver com aquilo que sonhámos e imaginámos para nós. Isso não significa que não possamos vir a ser tudo o que sonhámos, desde que consigamos perceber que não estamos felizes na situação actual e que consigamos definir exactamente onde gostaríamos de estar neste momento...
Vou dar-te um exemplo. Quando construí este documento, desenvolvi-o para mim. Em "onde estou" coloquei "Desmotivada com o trabalho", em "Para onde quero ir" coloquei "Negócio próprio".
Dentro do quadradinho roxo coloquei em maiúsculas FELICIDADE!

Finalmente, em "O que estou a pensar" deverás escrever sobre a forma como pensas actualmente. Nós somos frequentemente os nossos piores inimigos, pois somos os nossos maiores críticos e os primeiros a criar ideias negativas sobre quem somos e o nosso futuro.
Por isso mesmo vamos tentar mudar a forma como pensamos actualmente. Por exemplo, se hoje pensas "nunca vou conseguir um emprego que goste", em "O Pensamento que Quero Ter" decide colocar "eu sou um excelente profissional que qualquer empregador terá orgulho em contratar".

Por agora, deixo-te a visão geral... espero que ajude a conheceres-te a ti próprio(a)...
E, entretanto, vai-me contando como corre...

Fica bem.

M@rta


Descarrega aqui a ferramenta Desenvolvimento Pessoal 1.1. - Conhece-te a ti mesmo.


Sem comentários:

Enviar um comentário