quarta-feira, 24 de agosto de 2016

O SAR na construção do Teu Mapa dos Sonhos!

O Teu Mapa dos Sonhos tem por objectivo criar foco sobre os sonhos que desejas realizar. Ao associares imagens a cada um dos teus sonhos, estás a ajudar o teu cérebro a criar foco sobre eles.

 

Dia 4 de Setembro conto contigo no workshop Cria o Teu Mapa dos Sonhos. Mas até lá, ou se não puderes estar presente, descobre mais sobre esta ferramenta.


Em Julho, escrevi um post sobre a importância de escreveres os teus sonhos num papel. Hoje, em linha com o workshop Cria o Teu Mapa dos Sonhos, vou falar-te da importância das imagens.

SAR, ou Sistema de Activação Recticular, é uma parte do cérebro responsável pela filtragem da informação que processamos. 
Como deves imaginar a informação com que contactamos desde que acordamos até que nos deitamos é de tal ordem que o cérebro não a consegue absorver toda. O SAR faz o trabalho de seleccionar e memorizar aquela que é realmente importante e/ou habitual para nós.


Então de que forma podemos ajudar o SAR? 


Primeiro, vamos dizer-lhe o que é importante e prioritário. Seja através de palavras, conceitos, frases, etc., seja através de imagens.

Mas qual a diferença entre as imagens e as palavras?
 
As imagens têm a capacidade de levar o cérebro a confundir a imagem com a realidade. Se conseguires fechar os olhos e imaginares estar na situação que vês na imagem, o teu cérebro vais atribuir-lhe um carácter real, assumindo-as como fotografias do teu presente. Utiliza imagens positivas.

O segundo passo é tornares disso um hábito. Associa a imagens tudo o que possas imaginar... coloca essas imagens no teu telemóvel, no computador, espalha-as pela casa.


E o Mapa dos Sonhos?


O Mapa do Sonhos deve ser colocado num local bem visível. De preferência, deverá ser uma das primeiras coisas para onde olhas de manhã. Seja junto à cama, na cozinha onde tomas o pequeno-almoço, no escritório... onde saibas que vais conseguir tirar alguns minutos para o observar todas as manhãs e tentares imaginar-te a teres a vida que sonhas.
Já estás a imaginar que não tens tempo para isso. Tens sempre tempo: quando te vestes para o trabalho, enquanto tomas o pequeno almoço, enquanto tomas duche. Coloca-o onde faça sentido e possas efectivamente concentrar-te nele.



Queres saber mais?

 

Vem ao workshop Cria o Teu Mapa dos Sonhos, no dia 4 de Setembro, no Atelier Vera Santos Silva (Areeiro, Lisboa). Lê o que deverás fazer para te inscreveres aqui.

Até já,

M@rta 





Sem comentários:

Enviar um comentário