segunda-feira, 2 de maio de 2016

Meditação e Auto-hipnose na Prossecução de Objectivos

Técnicas como a meditação ou a auto-hipnose ajudam-nos a conhecer-nos melhor, compreender comportamentos, aceder a memórias, relacionar-nos com partes de nós que já esquecemos, atingirmos objectivos,... e tudo o que te possas recordar relacionado com a maravilha que é a mente humana. E são ferramentas tão simples e extraordinárias que todas as pessoas deveriam aprender a fazê-lo.



“Meditar, em filosofia, é encaminharmo-nos do conhecido para o desconhecido, e aqui defrontar o real.”
Paul Varéry


Infelizmente, estas técnicas ainda são vistas de forma negativa ou menos positiva por grande parte da população. A meditação ainda é vista como "espiritual" e a hipnose ainda é conhecida pelos truques que nos põem a imitar galinhas. Esta ideia não poderia estar mais errada!

Mas felizmente, temos vindo a eliminar essa ideia ao vermos pessoas de reconhecido valor a assumir que fazem meditação ou auto-hipnose e, por causa disso, conseguem reduzir a ansiedade, atingir resultados mais depressa, aumentar a auto-estima,..., pessoas como Steve Jobs, Evan Williams (o co-fundador do Twiter), George Stephanopolous (jornalista americano e político de renome), Bill Ford (Presidente da Ford Motor), Angelina Jolie.


"If you just sit and observe, you will see how restless your mind is. If you try to calm it, it only makes it worse, but over time it does calm, and when it does, there's room to hear more subtle things--that's when your intuition starts to blossom and you start to see things more clearly and be in the present more. Your mind just slows down, and you see a tremendous expanse in the moment. You see so much more than you could see before."
Steve Jobs


Trabalho já há algum tempo com meditações guiadas, as minhas favoritas (sim, que existem muitas formas de fazer meditação). Gosto do processo de visualização e gosto particularmente da capacidade que a meditação tem de acederes a uma parte do teu cérebro que habitualmente está indisponível ao teu consciente. Com a meditação tenho conseguido:
  • reduzir a ansiedade
  • descobrir mais sobre mim
  • reprogramar a mente para objectivos claros
  • programar o cérebro durante o sono
  • ajudar-me a pensar de forma mais clara e criativa sobre tudo o que acontece na minha vida



Mas, recentemente tenho descoberto mais sobre Hipnose e Auto-hipnose e este fim-de-semana tive a oportunidade de estar nos workshops do Miguer Cocco, o autor dos livros Mude a Sua Vida com Auto-Hipnose e o mais recente Emagreça com o Poder da Mente. Este fim-de-semana foi uma revelação a diversos níveis e permitiu-me tirar novas conclusões e encontrar novas ferramentas.


Então, perguntas tu, qual a diferença entre ambas?

“Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela.”
Einstein

Alguns autores defendem que a verdadeira diferença entre auto-hipnose e meditação é o facto que, enquanto a auto-hipnose trabalha com um objectivo em mente, para o qual pretendes uma resposta, solução e resolução; a meditação não tem um objectivo em mente, para além de esvaziares a tua mente de todos os pensamentos, através do foco em algo.
Contudo, a maioria defende que a meditação guiada, através da visualização é apenas outro nome para a auto-hipnose. 
A neurociência estuda este tema e conseguiu comprovar que, durante a meditação a pessoa entra em coerência cardíaca, onde existe um equilíbrio entre o coração e o cérebro, através da prática da "Respiração em 5 tempos" (5 tempos para inspirar e 5 tempos para expirar"), ajudando o corpo a responder positivamente em momentos de ansiedade, stress, depressão, e tantos outros transtornos.
A Dra. Sofia Bauer afirma que, "juntando à hipnose a respiração com coerência cardíaca e apreciação (mensagens positivas relativas a nós e aos outros), juntaríamos Psicologia Positiva, Hipnose e Meditação e faríamos um trabalho de cura real."


Mas, sejamos sinceros!

Não interessa se fazes meditação ou auto-hipnose... 
Mas FAZ!!!

Qualquer uma das técnicas é magnífica para te ajudar a atingir os teus objectivos, para acederes ao teu inconsciente maravilhoso e cheio de informação fantástica, inclusive para obteres respostas às perguntas que o consciente não sabe responder, para dormires melhor, acalmares as dores, e tudo o que possas imaginar!...


“Fiquei a meditar muito tempo na muralha. É em ti que a verdadeira muralha existe.”
Antoine de Sant' Exuperry



Tens a solução para quase tudo dentro da tua própria cabeça. Está na hora de a usares!
E o melhor? É grátis!!!!


Brevemente trarei mais sobre este tema.

Até já,

M@rta


Sem comentários:

Enviar um comentário